Outros Objetos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Outros Objetos

Mensagem por Admin em Dom Mar 12, 2017 2:43 pm

Castiçal - É a base para uma vela ou mais. Deve fazer conjunto com as demais peças usadas.


Cátedra- É o lugar onde senta o presidente da celebração.


Credência- É uma mesa de apoio colocada discretamente ao lado (de preferência do lado direito) do Altar. Não deve ser enfeitada. Nela se colocam as galhetas, cálice, patena, Missal... e tudo o que for necessário à celebração.


Crucifixo- Fica sobre o altar ou acima dele, lembra que a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor. “Na Ceia, Jesus deu aos discípulos o Sangue da aliança, que ia ser derramado por muitos, para o perdão dos pecados”.


Cruz processional- Usada nas procissões, à frente de qualquer cortejo, e deve permanecer em lugar nobre no santuário ou presbitério.


Flores- Simples, poucas e discretas, são apenas um sinal de reverência e embelezamento. Não devem abafar o Mistério celebrado ou se impor. Não se devem ser colocadas sobre o Altar.


Imagens- São obras de arte dentro do esquema eclesial. A longa tradição da Igreja sempre nos legou cultura e arte com fins litúrgico-religiosos.  


Incenso- Resina de aroma suave extraída de diferentes árvores. É queimado no turíbulo em determinadas celebrações: missas solenes, adorações ao Santíssimo Sacramento. Simboliza o desejo de que nossa oração suba aos céus como sobe a fumaça.


Lâmpada - A lâmpada da Capela do Santíssimo é a lâmpada acesa junto ao sacrário e significa a presença do sagrado e divino. Corresponde de certo modo à vigilância cristã.


Menorá- É o castiçal de origem hebraica, usado sempre na Igreja. Deve ser usado no presbitério substituindo as velas do altar ou na frente do ambão. É composto por sete velas.


Patena(1)- Um tipo de pratinho redondo, dourado ou prateado, que acompanha o cálice, onde é colocada a partícula (pão) grande para a consagração.

Patena(2)- Um tipo de pratinho oval, dourada ou prateada, utilizada, obrigatoriamente, quando se distribui a Eucaristia aos fiéis. Sua finalidade é impedir que caiam ao chão fragmentos do Corpo de Cristo. Após seu uso deve ser purificada juntamente com os demais objetos do altar, pelo sacerdote.

Presbitério- É o espaço onde ocorre propriamente a função litúrgica. É o local onde ficam o celebrante (o presbítero) e seus auxiliares (acólitos). Convém que se distinga da nave da Igreja por elevação, ou por especial ornamentação. Seja bastante amplo para que os ritos sagrados se desenrolem comodamente.


Purificatório- Pequeno vaso com água para ser usado na purificação dos dedos dos ministros que distribuíram a Eucaristia. Normalmente fica ao lado do sacrário, para o uso dos MECES (Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística), quando estes vão buscar a Comunhão para os enfermos.  

Toalha- A toalha do altar deve reduzir-se ao tamanho da mesa, parte superior, ou cair dos lados, para não decapar o altar, fazendo, assim, que ignoremos o símbolo mais importante do edifício cristão
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/03/2017
Idade : 14

Ver perfil do usuário http://coroinhasnsde.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum