Vestes Liturgicas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vestes Liturgicas

Mensagem por Admin em Dom Mar 12, 2017 4:08 pm

Túnica:
É a veste oficial do padre durante as celebrações que ele preside. A túnica é uma veste branca, embora possa ser de outras cores (dentro de um certo bom censo), a qual esconde a individualidade do sacerdote, para que nele se possa perceber o próprio Cristo que preside o Sacrifício. A túnica lembra que o sacerdote que foi, no batismo revestido de Cristo, se reveste agora simbolicamente do homem novo (para presidir o Sacrifício Eucarístico).


Alva:
É uma veste branca como a túnica, porém é usada juntamente com a casula, vindo sob ela.
A alva, juntamente com a casula, dá um caráter mais solene às celebrações.


Estola Sacerdotal:
É uma faixa vertical (para padre) ou diagonal (para diácono). A estola do padre pode ter duas faixas ou três. Ele a usa sobre os ombros com duas pontas caindo para frente. Ela simboliza o serviço sacerdotal que o padre realiza como ministro (servidor) de Cristo. Sua cor varia conforme a liturgia.


Casula:
É uma veste mais solene que cobre tanto a alva como a estola. É a veste própria do padre (diácono não pode usá-la), não tem costura nos lados e é usada nas Missas dominicais e dias festivos. A cor varia conforma a liturgia.


Dalmática:
É a veste própria do diácono. É colocada sobre a alva (túnica) e a estola. É utilizada na celebração da missa. Aberta dos lados, tem as mangas largas e curtas. A cor também varia de acordo com a liturgia.


Batina e Sobrefeliz:
Usado normalmente por coroinhas para o serviço no altar.


Amito:
é uma peça que o sacerdote põe sobre os ombros ao se vestir com os paramentos para a celebração eucarística. É posto antes da alva.



Véu Umeral:
manto ricamente ornado, usado pelo sacerdote na bênção do Santíssimo. Durante as procissões, ao conduzir o Santíssimo, o sacerdote usa a capa pluvial.


Cíngulo:
Cinto ou cordão que é amarrado na cintura sobre a t
única. O sacerdote o utiliza para prender a estola sobre a alva ou túnica.


Estola Diaconal:
O diácono a coloca de revés sobre o ombro esquerdo,sua cor varia com o tempo litúrgico.


Báculo:
É  uma  das  insígnias  do  Bispo.  Longo  bastão  curvado na extremidade,  trazendo  ou  não,  um  símbolo.  Representa  seu serviço como pastor do povo de Deus


Mitra:
Corresponde no pontifical romano ao capacete de defesa do soldado da verdade. O Bispo a põe na cabeça todas as vezes que muda de lugar na celebração, quando está sentado, ao dar a benção solene, quando é incensado ou lava as mãos.


Solidéu:
Barretinho vermelho com que os bispos cobrem a cabeça; assim chamado  por  ser  retirado  somente  diante  do  Santíssimo Sacramento
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 13
Data de inscrição : 12/03/2017
Idade : 14

Ver perfil do usuário http://coroinhasnsde.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum